Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

belo estranho dia pra se ter alegria

eu costumeiramente abro o blogspot quando quero me queixar de coisas que ninguém vai ter saco ou vontade de compreender ou quando preciso falar até para pôr ordem - colocar moldura - nas coisas que pipocam por aqui. daí o tom do blog vai de reflexivo a queixoso em 90% das vezes. hoje é uma das vezes em que vou escrever um post diário-feliz porque as últimas vinte e quatro horas foram o que eu chamaria de "dia dos sonhos da minha vida".

eu me matriculei numa matéria chamada tópicos especiais em psicologia 3, e como todo estudante de universidade particular do brasil já sabe, obviamente isso deu em mangue. a faculdade oferece três matérias que são tópicos especiais 1, 2 e 3 mas na proposta de matrícula ela não especifica que o tópico 3 a temática é tal, o 2 é tal, e o 1 é tal. eu acreditei que tinha me matriculado em tópicos especiais de Psicologia Analítica, depois eu fui informada que na verdade eu estava matriculada em Tópicos Especiais em Psicanálise e cultura e por fim, eu estou matriculada em "Tópicos Especiais em Psicologia Cognitiva - Terapia Cognitiva com pacientes altamente reativos". depois de subir e descer mil escadas (as pessoas saudáveis insistem em lotar o elevador da universidade em tempo integral de forma que as pessoas mancas e de muletas tem que ficar subindo e descendo de escada mesmo, se gostarem de cumprir os horários das aulas.) eu achei a sala e descobri que meu tema da matéria era esse. olha, não vou mentir que esse era o tema que me dava menos tesão, mas a professora é muito boa e eu supionho que essa classificação de pacientes reativos e coisa e tal vai me ser muito útil pra eu fazer casadinha com os conteúdos de psicopatologia 1. acho que quando eu troquei de óculos (pois é, agora eu sou a cara do caio junior, né) eu comprei um óculos de pollyana, né? mas isso é bom.

de tarde levei minha mãe pro cinema - na prática ela que me levou porque eu não posso dirigir, né - e eu adoro fazer isso. assim, adoro ir pro cinema em dias da semana de tarde, claro que isso mostra que eu sou desocupada, mas acho que me mostra também que eu sou dona do meu tempo para fazer coisas que me dão prazer e não só pra cumprir obrigações burocráticas, sabe? de qualquer forma também, eu e minha mãe raramente saímos com o simples intuito de juntas nos divertirmos. eu e ela vamos juntas ao médico, a farmácia, ao supermercado mas raramente fazemos algo pela simples razão de ser gostoso de fazer - o que eu acho uma pena, mas ela não tem muito tempo mesmo pra isso. enfim, re-assisti A origem e continua indo pro meu TOP10 de filmes sensacionais (que se eu fizesse aqui agora sem muita reflexão ou tempo de me preparar pra impressionar alguém seria basicamente e fora de ordem a medida que foram escritos simplesmente porque me surgiram na mente: ilha do medo ; brilho eterno de uma mente sem lembranças ; quinhentos dias com ela ; os infiltrados ; gran torino, up altas aventuras, o segredo dos seus olhos ; a origem ; annie hall e vicky cristina barcelona) e eu sigo recomendando que todo mundo assista.

de noite fui pra um show maravilhoso do ney matogrosso. olha, ele canta demais, repertório finíssimo, voz maravilhosa, performance sensacional. valeu a pena vencer todo o acumulo do meu sono e toda a maratona da muleta, porque ele é demais mesmo. além disso, meus amigos embutidos na fila lotada para comprar os ingressos de los hermanos foram bem sucedidos, então, outubro estaremos lá na Concha, o que é muito, muito, muito nostálgico e feliz, sabe? Los Hermanos é uma banda que me lembra de uma juliana que há muito eu não sei se sou, embora ainda seja em alguma medida.

hoje eu acordei morrendo de sono pra ir pra aula de psicopatologia (sim, eu sou aquele tipo de ser humano que dorme umas doze horas de um dia pro outro, se deixar) e olha, foi a melhor aula da vida. o tema: arte e loucura. coisa linda de encontro. de um lado a arte se mostrando como "terapia" para alguns casos e como "prevenção" para outros. mas o ponto alto mais sensacional foi quando a professora começou a passar imagens dos quadros de Louis Wain - que era um pintor que pintava "gatinhos humanizados" quando ele estava bem e nos momentos de crise total de sintomas psicóticos. olha só que coisa clara que fica, na diferenciação dos limites, cores, formas e bordas dos gatinhos (pode jogar no google, que acha mais coisas e bem mais específicas):



um gatinho de Wain antes dos sintomas de psicose, com fundo detalhado e aspecto bastante humanizado e organizado



início da psicose - pêlos eriçados, olhar assustado, fundo menos detalhado. já dá pra notar uma diferença de aspecto, né?




desenvolvimento da psicose - maior profusão de cores e a presença de mandalas ao redor do gato - sinal comum em pinturas de psicóticos



estado avançado de psicose - alto grau de desorganização e perda dos referenciais de forma



você ainda consegue ver um gatinho aí?!

obrigada a todos os envolvidos nas últimas vinte e quatro horas, por favor, estendam aê esse plus pro fim de semana todo, combinado? e que na semana que vem eu continue aprendendo coisas úteis e gostosinhas, que nem os gatinhos de Wain.

2 comentários:

  1. Já que minha amiga também foi bem sucedida na fila: em outubro estaremos lá na Concha!!! o/

    E... me-do do gato pintado no estado avançado de psicose! Haha.

    ps: vi o vídeo de Ney cantando Disritmia! Fantástico! ;)

    Beijo, Ju!

    ;*

    ResponderExcluir
  2. Adorei os gatinhos, vou pesquisar sobre o cara.
    E viu como a faculdade sempre tem jeito? ^__^
    Beijos!

    ResponderExcluir