Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de junho de 2010

fala sério, Brasil.

Curto muito que o Brasil se pretende um país sério, de primeiro mundo, de gente alegre que tem jeitinho brasileiro e não paro de ver a juventude do país falando merda na internet. Acho válida a ideia da internet enquanto mei social que dá voz a quem não tem voz mas tenho medo as vozes que leio. O episódio do Dunga xingando o jornalista foi completamente bizarro dentro de uma visão ética e moral: alguém aqui curtiria ser xingado por alguém enquanto trabalha? e se fosse o chefe da sua mãe que xingasse ela, você ia achar sua mãe 'otária se fazendo de vítima'? enfim. O cara é um profissional, tem que agir como profissional - claro que a mídia é um saco, pega no pé, lembra só do que convém, faz pressão (uma mídia talvez mal acostumada pelos técnicos anteriores que ávidos por popularidade e aceitação faziam conchavos com ela para ouvir elogios e bem chegar aos ouvidos da torcida - Dunga não se encaixa neste perfil, e isto não é nem um elogio nem uma crítica) e quer noticiar qualquer coisa levando tudo pro lado negativo com relação a ele. Mas é isso aí, o Lula tá aí sendo massacrado há oito anos, já falou várias pérolas mas eu ainda não li em lugar nenhum que ele chamou algum jornalista de cagão.

Vida pública em profissões de clamor do popular = panela de pressão. Se avaliações psicológicas se fizessem para selecionar candidatos ao cargo de técnico,a capacidade de suportar pressão certamente seria avaliada. Acho massa quando ele é irônico, quando ele é sarcástico, quando ele se recusa a receber os carinhos da mídia que lhe cuspia dois dias antes, tudo fantástico. Mas acho rídiculo que ele ofenda alguém porque discorda dele e acho mais rídiculo ainda ler tweets e comentários de youtube dizendo que a rede Globo está se fazendo de vítima, que o Escobar é um mala, que Dunga está certíssimo e que "Cala a boca Tadeu Schmidit".

Cala a boca é o caralho, que nação é essa onde as pessoas acham normal que alguém ofenda alguém só porque está sobre pressão? Vamos justificar a galera que queimou o índio Gaudino assim também? Me avisem quando descobrirem aonde vamos parar a partir do momento que consideramos que o desrespeito é de boa e o desrespeitado tem que calar a boca.

Discordo também do tweet mais famoso da situação: "Xingou o técnico, é jornalismo; xingou os jornalistas, é crime contra a liberdade de imprensa". Admiro muito gente que sobe nas tamancas pra tentar justificar o injustificável. E me sinto tão professora de alfabetização vindo aqui escrever que ninguém deveria poder xingar ninguém e que lá vem a galera querer colocar ponto onde não tem i: o quê que a censura tem a ver com isso, meu Deus? que jornalista xingou o dunga? alguém me explica? A professora do meu irmão diz pra ele e seus colegas de cinco anos: 'não pode brigar com o coleguinha, hein? bater é coisa feia, chamar de bobo também, menino educado não faz isso'.

A juventude twitteira não fez o pré-primário?

2 comentários:

  1. Idéia super válida... Adorei o Blog, Só escorrega no português!

    ;)

    ResponderExcluir
  2. não consigo levar a sério um comentário de alguem que fala tanto do português mas AINDA ACENTUA A PALAVRA "IDEIA" . beijos.

    ResponderExcluir