Pesquisar este blog

domingo, 6 de junho de 2010

maníaca do tcc

se eu fosse uma pessoa que segue as regras da faculdade, deveria estar apresentando meu tcc na pré-banca esse mês. como não é o caso e confecção de tcc e eu só nos encontraremos ano que vem, eu não manjo muito bem o "é in / é out" da confecção do trabalho. pareço uma criança que vai aprender a andar enquanto tateia: "opa, pode ser estudo de caso? ah, de filme, sério? e até de revista? não diga! eu achava que só podia ser pesquisa! o quê? revisão de literatura? nããão brinca!". repita o diálogo infinitamente a medida que descubro coisas novas.

o fato é que, as pessoas da minha sala estão todas se preparando para apresentar o tcc na pré-banca e minha nova onda é ficar andando pelo laboratório de informática como quem nada quer enquanto pergunto: "opa, você por aqui? ah é, fazendo tcc? qual é o seu tema? jura? posso assistir?"

verdade seja dita: eu acho todos os temas interessantes. mesmo coisas que eu nunca faria me interessam porque provavelmente eu por minha conta nunca lerei com afinco sobre elas e posso vir a aprender assistindo as pessoas falarem sobre com referências já pré-selecionadas. fast food do conhecimento, estou lançando.
ou seja, agora em junho, pretendo inserir na minha agenda lotada de jogos da copa, compromissos como tccs sobre luto, morte, doentes terminais (aparentemente as pessoas da minha sala tão curtindo uma morbidez), apego, psicologia hospitalar, saúde do trabalhador, a representação do corpo na contemporaneidade (amo esse tema!), uma análise de supernanny na formação moral das crianças (sensacional!)e o que é um casal (o que é meu Deus, o que é? preciso ver esse tcc e descobrir).

enquanto isso, saio perguntando a qualquer pessoa de qualquer curso se ela está fazendo tcc, qual é o tema, peço explicações, preencho lacunas. tenho interesse num tcc de jornalismo sobre trilogias no cinema, um tcc de biologia sobre a praga que é o barbeiro, um tcc de direito sobre uma proposta que eu não compreendi muito bem, um tcc em odonto sobre as relações de saúde bucal com patologias como diabetes e hipertensão e até mesmo um tcc em engenharia química sobre eu nem sei o quê, realmente não captei a proposta.


nesse mundo capitalista em que tudo tem que ser rentável, tô pensando em converter meu interesse genuíno em melhores condições financeiras. sabe as carpideiras que choram em enterros? pois é, tô pensando em ser uma profissional que aplaude tccs. e se você que estiver lendo isso, estiver fazendo tcc, me conta logo, qual o seu tema? como foi pra escolher? onde você quer chegar?

4 comentários:

  1. Eu nunca assisti nenhum TCC, acho um saco! Como vc consegue? Enfim, vc pediu a dica, lá vai. Eu já fiz dois TCCs. No de jornalismo, escolhi o tema por ser fácil, porém pouco explorado, e assim eu poderia fazer uma grande contribuição aos estudos de comunicação social, hahahaha. Me ferrei, não achava bibliografia! mas enfim, tirei 9,5. O segundo eu fiz por comodidade: escolhi um livro que eu gostava e que tinha uma coisa diferentinha e me joguei na análise. Foi bem mais legal. Mas minha monografia da pós é que é a menina dos meus olhos. Escolhi um assunto difícil, mas que eu amava muito, e me joguei. Acho que é o melhor jeito, no fim das contas, escolher um amorzão, pq só assim vc vai ter orgulho dele depois...

    ResponderExcluir
  2. tcc seria melhor sem plateia. tcc seria melhor se não existisse.

    ResponderExcluir
  3. porra, me convide pra ver o tcc duzôto! quero aprender também! outro dia encontrei uma colega no fran's fazendo um trabalho sobre escuta utilizando poemas! achei genial, me empolguei muito e até dei uns palpites. nunca havia visto alguém subverter assim na facs e confesso que tinha meus receios quanto a isso. bobagem, o trabalho foi um sucesso. pra você ver o quanto a gente aprende fora das paredes da sala de aula... bom, né? :)

    ResponderExcluir
  4. tcc é uma loucura, o meu foi dividido em projeto, desenvolvimento e texto final,mas mesmo assim ta dificil....

    ResponderExcluir