Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de julho de 2010

quem tem um sonho não dança.




toda vez que cazuza canta "quem tem um sonho não dança" eu me sinto lesada na alma. eu acho que a melhor coisa que pode acontecer na vida de alguém é ter objetivos ( ou em bom psicanalistês, ter desejos) porque sei o quanto isso facilita o decorrer dos dias. se a vida é o que acontece enquanto fazemos planos isso significa que a vida não acontece se não fizermos planos? ou somos nós que não podemos dizer que de fato vivemos se não temos planos?

admiro pessoas que aguentam professor insuportável, chefe mala, trânsito matinal, exercício físico, dieta, salário pequeno, testes e mais testes. aposto que é esse tipo de gente, que, sei lá, participa de sete panelinhas de seleção pra time de futebol, oito concursos para ser cantora, vinte editais para conseguir financiamento para a peça de teatro, faz inglês de noite, estuda pra concurso enquanto todo mundo tá na farra: esse é o tipo de gente que sabe que quem tem um sonho não dança. é o tipo de gente que espera chegar em algum lugar e mira pra lá.

mas eu não tenho sonho, plano, objetivo. eu danço. e eu canso. desculpa cazuza. na verdade, muitas vezes eu nem sequer começo. quer dizer, pelo menos não agora. não tem porque pegar fila no estacionamento da faculdade se tanto faz o canudo ser de psicologia ou de administração. não tem porque passar fome e fazer ginástica se tanto faz ser gorda ou magra. não tem porque lutar pra manter relações se tanto faz estar sozinha ou acompanhada. sabe?

contrariando toda e qualquer expectativa sobre essa minha procrastinação com viver (estamos pendurando aí pra encarnação que vem, quem sabe) eu resolvi que preciso calçar os sapatos mais apertados que existirem no mercado - como vai doer muito, não vai dá nem pra dançar enquanto o sonho não vem. é isso aí: vamos a dieta, vamos ao exercício, vamos a estatística pela quarta vez, vamos as críticas e as filas do estacionamento - mas continuaremos não indo para as micaretas, desculpa.

de agora em diante, vou abandonar a auto-crítica e qualquer dosagem de bom-senso, eu creio. embora eu tenha lido que ex-namorados e pessoas que nos odeiam leem nosso blog com assiduidade, ainda assim, acredito mesmo que esse blog vai virar o diário delinquente de uma pessoa em processo de ser a louca dos gatos. quem curte chorumela a toa, conquistas pífias e o ego refocilando na lama, chega mais. quem curte boa leitura, profundidade e conclusões interessantes, me deleta do reader. posso indicar gente que faz isso muitíssimo melhor do que eu, de boa.

eu vou escrever pra mim. vou escrever pra conseguir, eu acho. vou escrever como criança que usa bóia pra não afundar em mar que não sabe nadar. já passou da hora. já tô velha demais pra ser tão queixosa (oh contradição) e tão pouco ativa. pessoas que me odeiam e ex-namorados, parem de ler o blog e não joguem urucubaca na minha dieta. abram mão de saber as novidades maravilhosas de uma pessoa que fará dança de salão as quartas-feiras! eu preciso é de amor. de verdade. então, sentem lá com a claudia e me deem um tempo.

talento pra perseverança eu não tenho nenhum. mas se woody falou, o marujo sim senhor. o que eu espero que importe: a coragem. fala aí joão, qual a sua opinião?

"O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem" (João Guimarães Rosa)


* não me responsabilizo por pitís, crises de abstinência, choros, vontades de mandar todos a merda ou mariasdobairrismos que possam vir a acontecer. a dieta é um verme muito perigoso e pode destruir as melhores reputações.

4 comentários:

  1. O Ministério da Saúde adverte: esse post faz você criar forças pra aceitar um estagio três meses antes da oab. ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu não tenho sonhos. Mas amo seu blog, viu? Pode reclamar o quanto quiser. Eu leio, concordo, compartilho e ainda envio ondas de amor e desejo de que tudo dê certo pra você.

    ResponderExcluir
  3. Pelo que entendo, o eu-lírico da música quis dizer que quem sonha sem dançar apenas sonha e não realiza. a dança é companheira do sonho. ao sonhar demais, sem pôr os pés no chão, perdemos a habilidade de dançar e concretizar o sonho possível. : )

    ResponderExcluir
  4. Eu entendo nessa fala como: quem tem um sonho não marca bobeira. Não deixa passar. Como se Bete estivesse deixando os seus sonhos irem pelo ralo, por causa das críticas, das pessoas... Observar essa frase solta sim dá essa impressão, mas acredito no contexto: "não ligue para essas caras tristes fingindo que a gente não existe"

    ResponderExcluir